quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Jenny Bailey - Transexual, lésbica e liberal

Ainda me encontro em processo de recuperação da ressaca das festas de final de ano... Mas de qualquer forma desejo aos leitores do blog um 2011 repleto de realizações e na certeza de que este ano será melhor que os precedentes.

Nessas minhas buscas por essa imensidão que é o cyberespaço, deparei-me com uma figura um tanto curiosa. Trata-se de Jenny Bailey, a 801ª pessoa a ocupar a Prefeitura de Cambridge, no Reino Unido (seu mandato terminou em 2008). Pertecente ao Partido Liberal Democrata (filiado à Internacional Liberal), ela é marcada por sua identidade político-pessoal «heterodoxa» (transexual, budista, vegetariana e lésbica). 
 Graduada em engenharia, Bailey nasceu em Doncaster, na Inglaterra, em 1960. Embora fosse anatomicamente do sexo masculino, Bailey afirmou sempre se sentir mulher. Mesmo assim, isso não a impediu de casar e se tornar pai de dois filhos. Após um divórcio amigável com sua ex-esposa, Jenny Bailey se submeteu a um procedimento de tratamento de substituição hormonal e fez a cirugia de redesignação sexual. Nessa época, conheceu sua atual companheira, a também transexual Jennifer Liddle.
Posterior a isso, Bailey entrou na política com o objetivo de implementar diversos planos para melhorar a vida dos moradores de Chesterton, um subúrbio a nordeste de Cambridge. Mesmo consciente da sua condição de transexual, sua visão é abrangente: «Nós, transexuais, só desejamos ser pessoas normais. (...) Quando alguém passa com sucesso por uma experiência como essa, é feliz para poder viver uma vida normal, enfrentando problemas normais. É uma oportunidade estupenda. Não quero que isso (sua transexualidade) eclipse o meu mandato» (grifo meu).
Admirado pela elucidez da ex-prefeita. Os últimos anos, marcados por políticas identitárias que enchem de dinheiro público ONGs e associações que dizem representar os LGBTs (que, na realidade, representam interesses de um grupo seleto de militantes, partidos e empresários) a fala de Jenny Bailey faz todo o sentido. Não importa se você é homem, mulher,  transgênero, homo-bi-heterossexual (estou na fase de ser somente «sexual») ou o raio que o parta; somos indivíduos dotados de vontades, emoções, frustações, erros e acertos.

Referências


Transexual vira prefeita pela primeira vez na Inglaterra http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL41339-5602,00.html (acesso em 05/01/2010)

Transsexual Becomes Mayor in Cambridge, England http://www.foxnews.com/story/0,2933,275498,00.html (acesso em 05/01/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário