O que é liberalismo?

Por Klauck Soares
Segue um texto com os principais pontos das idéias do Liberalismo.

É muito amplo, mas este é um resumo de fácil assimilação.

Tudo se dirige nas atribuições do indivíduo e do Estado. O que cada um deve fazer para manter a liberdade do homem, seja nas Leis ou na produção de Bens.

O Liberalismo é o seguinte: (super resumido)

O governo ou Estado tem que existir para ser guardião das liberdades, assumindo o dever de assegurar a justiça, segurança, saúde pública, e educação. Agindo como arbitro diminuindo através de leis o número de conflitos na sociedade.

Para sustentar esta burocracia é preciso cobrar o mínimo possível de impostos, para que o Estado não seja um peso para a sociedade a exemplo do feudalismo e do socialismo moderno.

O Estado nunca deve ser empresa e nem produzir nada, ele é burocrático apenas. Os meios de produção devem estar nas mãos do povo em forma de empresas individuais, coletivas ou coisa que o valha.

O Estado deve delegar a execução de programas de saúde, educação, segurança e correlatos ao povo em forma de terceirização com concorrência limpa e segura.

Para aliviar o sofrimento dos pobres, o Estado pode incentivar as ONGs nesta tarefa, que os mesmos ajudariam de forma voluntária arrecadando fundos de quem quer doar espontaneamente.

A democracia deve ser respeitada, nunca manipulada. O povo tem o direito de errar para possivelmente depois acertar. A maioria dos liberais defende o parlamentarismo como forma de governar, pois o administrador público é escolhido com critérios mais racionais.

No Liberalismo moderno, não se pretende atingir a perfeição, é impossível, por causa da liberdade do homem, mas em nome desta mesma liberdade pretende-se proteger com leis de um Estado de Direito o individuo.

Os liberais não cultuam o estado e nem o usa para espoliar os outros como fazem os socialistas, cultuamos sim o individuo porque ele é você e eu.

*******************************************************************

Mas, quais são exatamente os princípios básicos do liberalismo e democracia liberal?

De acordo com o instituto Frederich Naumann é o seguinte:

-Direitos Humanos - o comprometimento com os direitos humanos está acima de tudo. Entre os direitos humanos fundamentais estão o direito à dignidade humana, à vida, o direito à liberdade física, de religião, de credo, de expressão.

-Igualdade - todos os liberais concordarão em que igualdade significa que não pode haver discriminação. Os liberais defendem direitos iguais para todos, e isso significa que todos tenham as mesmas oportunidades - para isso, deve-se dar ênfase à melhoria da educação.

-Estado de Direito - o respeito aos Direitos Humanos está ligado ao respeito ao Estado de Direito. O Estado de Direito é um conjunto de salvaguardas contra o tratamento arbitrário e tirânico das autoridades.

-Liberdade Individual - a base para essas crenças liberais é a importância que os liberais atribuem ao indivíduo e aos seus direitos e responsabilidades. Os liberais acreditam que as pessoas devem decidir por si próprias e não receber imposições. Devem ser livres para seguir a vida que acharem por bem ,desde que não limitem a liberdade de outros. Em outras palavras, sua liberdade termina onde começa a liberdade do seu próximo.

-Propriedade Privada e Mercado Livre - os liberais adotam a idéia de liberdade e direitos individuais também em âmbito econômico. Historicamente falando, o conceito de direitos de propriedade foi a verdadeira base da liberdade individual e dos direitos individuais. Em primeiro lugar está o princípio de que as pessoas têm direito à propriedade: roupas, livros, mobiliário, terras, casas, carros, e mesmo idéias, ou a propriedade intelectual.


-Democracia Liberal - estritamente falando, a democracia não é um dos objetivos principais do liberalismo, porém ao se juntar todos os seus objetivos, a democracia torna-se o único sistema político no qual esses valores podem realmente existir. Ou mais precisamente: os liberais acreditam que a democracia liberal é necessária, e não "democracia de partido único", a "democracia popular".

Adicionalmente, na tradição liberal, a compaixão é um valor liberal. Muitos liberais crêem que esse e outros valores seguem-se à crença em direitos humanos fundamentais e liberdade individual. Diferentemente de alguns outros sistemas de crenças políticas, o liberalismo não pretende ser científico, ou que seja medido o quão puro o liberal pode ser. O liberalismo é uma crença muito dinâmica, adaptável e pragmática que oferece soluções para os problemas de hoje. A democracia liberal é a melhor garantia descoberta contra o abuso de poder e da corrupção que o acompanha.

fonte: http://causaliberal.com.br/causaliberal/index.php?option=com_content&task=view&id=16&Itemid=25

2 comentários:

  1. Gostei, foi escrito de forma direta e simples :D

    ResponderExcluir
  2. É , interessante . Eu também gosto de bastante ideias do liberalismo , mas elas só existem na teoria .Como por exemplo as ongs , existem milhares de ongs que apenas sugam o dinheiro do governo e não resolvem nada , sou a favor do livre comércio , mas um pouco contra o estado ser totalmente ausente , pois sempre vira monopólio .
    ps : Sou hetero e conservador , mas gostei bastante do trabalho de vcs . Acho que a sociedade é preconceituosa a respeito dos gays por causa de poucos , mas achei bem legal , não sabia que existiam gays de centro-direita , pra mim é novidade !!!

    ResponderExcluir