domingo, 19 de dezembro de 2010

Cervejas, mulheres e feministas

Entre essas conversas virtuais discutia com um amigo sobre picaretagens do quotidiano. A Rede Nacional Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos (alguém consegue ler esse nome num fôlego só?) determinou a retirada de uma propaganda da cerveja Devassa duma choperia em Vitória, Espírito Santo, e que se encontra publicada em alguns jornais e revistas, entre os quais a Revista Rolling Stones de dezembro de 2010 (número 51, paginas 6 e 7). Vamos ao anúncio: «É pelo corpo que se reconhece a verdadeira negra... Devassa negra encorpada. Estilo dark ale de alta fermentação. Cremosa com aroma de malte torrado» (o resto você encontrará aqui).
Tal propaganda é ilustrada com o corpo de uma mulher negra com apelo sensual. Não é a primeira vez que tal marca se encrenca com grupos feministas e com a CONAR - Conselho de Autorregulamentação Publicitária. Tempos atrás censuraram um vídeo estrelado pela socialite Paris Hilton. Veja o vídeo a seguir:
Agora vamos à minha observação/indignação. Tem cabimento? As feministas (sim, justamente elas) viraram as guardiãs da moral e dos bons costumes? Atualmente, as propagandas empregam corpos esculturais e sensuais para vender seus produtos e, muitas vezes, fazendo alusão à grupos. Afinal, quem nunca bebeu uma loura gelada? Com dizem, a linha que separa a sensualidade da vulgaridade é tênue, mas pelo discurso empregado no anúncio, posso inferir que as palavras foram muito bem colocadas no texto. Não vejo alusão à discriminação racial; não vejo preconceito no anúncio da cerveja.
Vamos voltar um pouco no tempo. Quando José Serra foi Ministro da Saúde (1998-2002), a Associação Brasileira de Negros Progressistas ingressou com uma representação ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a abertura de processo contra ele, José Serra, por racismo. O motivo: a escolha de uma atriz negra para a campanha de prevenção à Aids no Carnaval. Alegavam que tal comercial ofendia as mulheres negras por associá-las à prostituição. Pelo visto não há prostitutas negras no Brasil...
Na época, o Ministério da Saúde alegou que a atriz, Carla Leite, foi escolhida entre trinta candidatas, grupo que incluía mulheres morenas, louras e negras. Pois é, só teria ocorrido racismo se a candidata mais preparada não pudesse protagonizar a campanha pelo fato de ser negra...
Semana passada realizei um passeio com meu sobrinho de cinco anos. Ele é fã do fenômeno teen Justin Bieber, marcado pelo seu visual um tanto andrógino. Passou perto de nós uma garota com um visual bem parecido, com aquele cabelo curto estilo boneco-lego. Meu sobrinho gritou: "«Tio, o Justin!». A adolescente, muito simpática, disse: «Eu também gosto dele». Como dizem, se a interpretação chega com maldade aos olhos da maioria, deve ser porque o preconceito está na cabeça de quem vê e não numa propaganda ou num visual.

3 comentários:

  1. Estamos vivendo tempos tão imbecilizantes por conta do polticamente correto que, chega mesmo a dar desespero a chatice e a idiotice por trás dele. Vou completar seu comentário fazendo uma observação acerca de algo acontecido na cidade de Ouro Preto (MG), onde um imbecil de um prefeito resolveu mudar a bandeira da cidade: "... A frase em latim "proetiosum tamen nigrum" (precioso ainda que negro), referência ao ouro coberto por óxido de ferro encontrado na região, foi substituída por "proetiosum aurum nigrum" (precioso ouro negro).

    A lei que mudou a bandeira de 1931 foi sancionada pelo prefeito Ângelo Oswaldo (PMDB). Segundo ele, a alteração é uma reivindicação antiga de intelectuais, movimentos negros e até turistas de Ouro Preto...). Retirei a notícia da Folha Online, só que desta vez a população não aceitou a idéia e rejeitou a idiotice, um a zero para a população. E quanto a propaganda, ele é gostosa, divertida e lida com a sensualidade feminina sem apelação e sem grossura. Tristes tempos esses do politicamente correto.

    ResponderExcluir
  2. Olá passei para conhecer seu blog ele é notº10, show, fantástico, muito maneiro com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir
  3. Marcus
    Como sempre direito, objetivo e inteligente. A ironia deste artigo é que quando o escrevi (domingo) estava com uma ressaca... (**rs**). O vídeo da patricinha da Paris Hilton foi acusado de sexismo. Bobeira desse povo, viu. Mas sério. Essa história aí sobre Ouro Preto é nova para mim. Que bom que voltaram atrás.

    Rodrigo Rocha
    Cara, obrigado pelo elogio. Este blog não é nota 10 (gostaria que fosse!). Sou apenas um cara comum, um pouco indignado e decepcionado com certos rumos tomados pelo meu país, pelo mundo e pela comunidade LGBT. Volte sempre que quiser amigo, comente e se quiser escrever algo para o blog, é só entrar em contato, certo?

    Boa semana a todos.

    ResponderExcluir