domingo, 6 de setembro de 2009

LGBT liberais - Henk Krol


Henk Krol (nascido em 1 de Abril de 1950, em Tilburg, Noord-Brabant) é um jornalista holandês. Ele é editor da revista Gay Krant (“Notícias Gays”), uma revista holandesa voltada para o público homossexual. Ele é um antigo porta-voz da facção do Partido Liberal nos Estados Gerais dos Países Baixos (Parlamento holandês).


Biografia
Krol começou sua carreira na rádio VPRO. Na rádio TROS, em 1978, foi o segundo membro oficial do Grupo Parlamentar do VVD. Krol se tornou famoso, em Dezembro de 1979, por causa de uma piada referente à revista Krant Gay. Em 1982, se tornou o primeiro jornalista holandês a escrever sobre a SIDA.
Henk Krol também foi produtor associado em vários projetos de arte e co-autor do Rick's Report, Hoe vertel ik het mijn ouders? (Relatório Rick: Como posso contar aos meus pais?), e Uit de Kast (O Armário). Ele também participou de dois livros sobre câncer: Buigen als Bamboe (Flexão como o Bambu) e Bekend met Kanker (Familiarizados com Câncer).
Krol tomou a iniciativa da abertura do casamento civil para casais homossexuais. Ele recebeu este reconhecimento internacional. Ele foi também o iniciador da Roze Maandag (Segunda-feira Rosa), que é celebrada anualmente na feira de Tilburg e no Dia Gay da Eurodisney.
Em 2009 Krol recebeu o prêmio Jos Brink-prijs por sua contribuição para promover a aceitação social dos homossexuais nos Países Baixos.

Fonte:
http://www.gaysite.nl/nieuws/0920/Krol_wint_eerste_Jos_Brink-prijs.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário