quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Um protesto inusitado: as prostitutas de niqab

No mês passado, o senado francês aprovou o veto ao uso de véus islâmicos integrais, aqueles que cobrem todo o rosto da mulher, como a burca e o niqab. A lei entrará em vigor a partir de 2011. Mulheres que descumprirem a determinação legal serão multadas no valor de 150 euros e deverão frequentar um curso de aulas de cidadania. Para os homens que obrigarem suas esposas a usar o véu islâmico serão multados no valor de 30.000 euros e além da possibilidade de passar até dois anos numa prisão.

Em meio a isso tudo, duas estudantes francesas resolveram protestar contra a lei, usando niqab e mini-shorts, encobrindo o rosto, mas deixando descobertas suas pernas. Elas se denominam «niqabitches», o que numa tradução literal seria «prostitutas de niqab». O niqab é uma espécie de véu que cobre a maior parte da face de uma mulher, deixando à mostra somente os olhos. Há um vídeo na internet onde as niqabitches visitam gabinetes ministeriais e recebem a admiração de pedestres desavisados.
 


Gostaria de saber o que ocorreu com os franceses, mas desde quando o Estado deve legislar sobre nossos corpos, o que devemos ou não vestir? Não se deve obrigar mulheres a usar véus, porém é contra os direitos humanos e individuais obrigá-las a tirá-lo. Muita gente diz que o véu islâmico é opressivo e que os muçulmanos (sobretudo os fundamentalistas) têm contribuído para o aumento do machismo e da homofobia no mundo. Certo, concordo e endosso tal posição. Mas não acredito que estejamos muito longe dos muçulmanos, uma vez que exige-se de nós (homens e mulheres) corpos perfeitos e irreais e aparências de como tivéssemos nos manter belos e jovens para sempre.

Não faço relativismos. Abuso, assédio, opressão sexual e mutilação genital são crimes e devem ser tratados como tal. Tampouco deve ser tolerado a perseguição da qual são vítimas os LGBTs que são muçulmanos. Não suporto a ideia de fazer vista grossa em nome de uma [falsa] convivência cultural. Contudo ressalto o valor do protesto, uma vez que defendo todas as liberdades. A escolha de usar um véu, lenço, boné ou chapéu deve ser exclusivamente da própria mulher. Somente ela tem direito de decidir sobre seu corpo e atos. Desse modo, ponto para as prostitutas de niqab!

Referência

França aprova lei que proíbe véu islâmico em espaços públicos http://aeiou.expresso.pt/franca-aprova-lei-que-proibe-veu-islamico-em-espacos-publicos=f603753#commentbox (acesso em 14/10/2010)

2 comentários:

  1. Bastante interessante a postagem, Washington. Fico dividida sobre o assunto porque, óbvio, acho que o Estado não deve se meter na vida das pessoas a ponto de definir o que podem vestir. Por outro lado, o Islamismo impõe diferentes tipos de véus às mulheres, alguns sendo reconhecidamente danosos à saúde, sobretudo a burka (as mulheres não enxergam direito com ela). Enfim, nem tudo tem solução fácil.
    Aproveito para divulgar vídeo sobre as eleições de domingo. Ele termina falando em algo que nos é muito caro: a liberdade. Se gostar repasse para seus contatos. Abraço! http://www.youtube.com/watch?v=K8oLfuMqmqg

    ResponderExcluir
  2. Encontrei este artigo enquanto pesquisava sobre burkinis (acho eles adoráveis).

    Adorei o artigo e o protesto. Onde já se viu privar o direito das mulheres de se cobrirem? Sou totalmente a favor da condenação dos maridos que forçarem suas esposas, mas quem tem que decidir se a mulher vai mostrar menos ou mais de seu corpo é ela.

    Depois de ver o artigo dei uma olhada na lateral do seu blog. CADE O BOTÃO DE SEGUIR??
    Centro-diretia anti-comunista <3 Tudo o que eu defendo. Seu blog tem os mesmo valores que eu. Te adorei.

    ResponderExcluir