quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Homenagem a Ramón Novarro

(A seguir, uma pequena homenagem a um dos maiores atores que Hollywood conheceu.)


Ramón Novarro, cujo nome verdadeiro era Juan Ramón Gil Samaniego (*06/02/1899 –†30/10/1968) foi um ator mexicano que participou de 55 filmes e também trabalhou como roteirista, produtor e diretor.


Biografia
Foi um dos grandes latin lovers do cinema mudo. Nasceu no seio de uma família rica (seu pai era um dentista que exilou-se em Los Angeles para escapar da Revolução Mexicana em 1913. Primo de Dolores del Rio, começou sua carreira cinematográfica em 1916 dirigido por Cecil B. DeMille e completava sua renda trabalhando como cantor e garçom. Sua mulher, a atriz Alice Terry e o diretor Rex Ingram começaram a promovê-lo como rival de Rudolph Valentino. Ingram sugeriu que ele mudasse seu nome para Novarro. Desde 1923 Ramón começou a atuar em papéis mais importantes. Seu papel em Scaramouche (1923) significou seu primeiro grande sucesso. Em 1925 alcançou o seu maior sucesso como protagonista em Ben-Hur, causando seu vestuário uma grande sensação. Foi aí que Novarro alcançou o estrelato da elite de Hollywood. Com a morte de Valentino em 1926, Novarro se tornou o ator latino mais importantes da mídia. A mudança do cinema mudo para o sonoro não afetou seu sucesso, especializando-se em musicais. Estava muito interessado em negócios imobiliários e chegou a gastar 10.000 dólares por semana. Em 1934 protagonizou dentro do filme "The Cat and the Fiddle" a primeira cena de ação real da história do cinema rodada em Technicolor três tiras (já havia rodado algumas cenas no antigo Technicolor de duas tiras dentro de Ben-Hur). No término do seu contrato com a MGM, em 1935, seu cachê começou a cair, trabalhando esporadicamente em filmes de série B e também tentou a sorte na Broadway.
Há rumores de que a MGM tentou conceder a Novarro um casamento de fachada, sendo que o mesmo recusou. No entato, há quem – incluindo o biógrafo de Novarro, André Soares – que nega que tenha existido tal coerção.


Morte
Ramón Novarro foi assassinado por dois irmãos mórmons, os quais havia convidado a uma festa em sua casa para manter relações sexuais, e que trataram de roubá-lo ao acreditarem que mantinha uma grande soma de dinheiro consigo. Depois de torturá-lo, asfixiaram-no e o degolaram com uma pequena faca e saquearam sua casa, onde roubaram apenas US$ 20. Está enterrado no cemitério Calvary em Los Angeles.


Homenagens
Novarro tem sua estrela na Calçada da Fama em Hollywood, comemorando sua contribuição à indústria cinematográfica em 6350 Hollywood Boulevard. No final de 2005 o Wings Theatre na cidade de Nova York foi sede da estreia mundial de Through a Naked Lens por George Barthel. A obra combinou fatos e ficção para mostrar a ascensão à fama de Novarro e seu relacionamento com o jornalista hollywoodiano Herbert Howe.


Fontes: http://www.ramonnovarro.com/ e http://pt.wikipedia.org/wiki/Ramón_Novarro (ambos acessados em 17/09/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário