domingo, 11 de outubro de 2009

Evento "Liberdade na Estrada"

(Ainda dá tempo. Quem estiver próximo das localidades em que se realizará este evento, vale a pena ir e conferir. Com certeza, estarei num desses!)

A academia brasileira está prestes a testemunhar uma empreitada intelectual inédita no país. Durante o mês de outubro um grupo de jovens intelectuais percorrerá 13 cidades, de Porto Alegre a Fortaleza, com uma missão: expor aos estudantes universitários brasileiros o pensamento libertário, de apoio ao livre mercado, paz e direitos individuais. O objetivo é apresentar diretamente a tradição liberal, muito distante das caricaturas inventadas por seus oponentes intelectuais, de direita e esquerda, como "neoliberalismo".

A iniciativa é do OrdemLivre.org, projeto da Atlas Economic Research Foundation em cooperação com o Cato Institute, dois think tanks sediados em Washington, sem vínculos partidários e sem qualquer patrocínio estatal. Todo o financiamento do OrdemLivre.org vem de contribuições voluntárias e da venda de publicações.

O projeto consiste na realização de seminários nas principais instituições de ensino do país (UFGRS, UFSC, Unicuritiba, USP, FAAP, Faculdade Mario Schenberg, Ibmec-MG, UFMG, UFES, UFBA, UFAL, UFPE, UFRN, UFC e FA7) com conferências versando sobre crise econômica, globalização, socialismo, cultura. As idéias de liberdade individual são universais, e unem pensadores como Joaquim Nabuco e Friedrich Hayek, mas suas aplicações encontram resistência de grupos de interesse que se beneficiam do status quo. O objetivo é convidar alunos e professores de todas as áreas do ensino para participar de um diálogo aberto que associe a teoria à prática das políticas públicas.

“Por décadas, os intelectuais de esquerda foram praticamente os únicos a apresentar aos estudantes brasileiros uma causa política baseada em princípios”, diz Diogo Costa, coordenador do OrdemLivre.org. “Chegou a hora de mudarmos esse paradigma, e mostrar o liberalismo como um ideal sublime que promove a paz e a prosperidade, e que não tem um histórico sangrento como o do socialismo”. Bruno Garschagen, gerente de relações institucionais do OrdemLivre.org, completa: “o debate entre diferentes correntes filosóficas é necessário para que a Universidade não fique refém das ortodoxias do pensamento de esquerda e permita aos estudantes o acesso a autores e obras liberais”.

Participarão da turnê: Adolfo Sachsida (economista), Bruno Garschagen (cientista político), Diogo Costa (cientista político), Gabriel Gallo (advogado) Hélio Beltrão Jr. (economista), Lucas Mafaldo (filósofo) e Rodrigo Constantino (economista).

Datas e Universidades


13/10 Mackenzie RJ
Auditório a definir.

14/10 IBMEC-MG
Horário: 18h-22h
Loca: Ibmec - Minas Gerais

Rua Paraíba, 330 - 4o andar
- Edifício Séculus Business Center
Belo Horizonte - MG

15/10 UFMG
Horário: 8h-12h
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (FDUFMG)
Praça Afonso Arinos, no endereço Avenida João Pinheiro – n.100, Centro.
Belo Horizonte - MG

16/10 UFES
Horário: 8-12h
Local: Salão Rosa, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Espírito Santo
Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras
Vitória - ES

19/10 UFBA
Horário: 13-17h
Local: Auditório do Pavilhão de Aulas da Federação III (próximo à Biblioteca Central Reitor Macedo Costa)
Avenida Adhemar de Barros, s/nº - Campus Universitário de Ondina
Salvador - BA

20/10 UFAL
Horário: 8h-12h
Auditório do CSAU – Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Campus A. C. Simões, BR 104 - Norte, Km 97, Tabuleiro dos Martins
Maceió - AL

21/10 UFPE
Horário: 8-12h
Local: Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco
Avenida Acadêmico Hélio Ramos, s/nº, Cidade Universitária
Recife - PE

22/10 UFRN
Horário: 8-12h
Local: Auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais (NEPSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Natal - RN

23/10 UFC
Horário: 8-12h
Local: Auditório Geraldo da Silva Nobre
Av. da Universidade, 2486 – Benfica
Fortaleza - CE

23/10 FA7
Horário: 18-22h
Local: Teatro da FA7
Rua Almirante Maximiniano da Fonseca, 1395
Fortaleza - CE

A Perspectiva Libertária:
Uma discussão sobre as novas correntes do pensamento liberal
Apresentação: Bruno Garschagen

O socialismo do século XXI: Gabriela Calderón (30 min)

Uma causa para a nossa geração: Diogo Costa (30 min)

Perguntas e respostas (20 min)

Coffee break (30 min)

Capitalismo em crise?: Rodrigo Constantino (30 min)

Princípios de Justiça: Lucas Mafaldo (30 min)

A cultura da liberdade: Pedro Sette Câmara (30 min)

Perguntas e respostas (20 min)

PALESTRANTES

Bruno Garschagen é Gerente de Relações Institucionais de OrdemLivre.org. É formado em Direito e faz mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Atualmente, é colunista do jornal português “i”. Trabalhou como jornalista nas áreas de política, economia e literatura para a Gazeta Mercantil, Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, Valor Econômico, revistas Entrelivros e Primeira Leitura, sites Nomínimo e Americas Reporter. Pós-graduado em Jornalismo Cultural, também foi colunista da revista portuguesa Atlântico e tem publicado artigos de opinião em O Globo.

Diogo G..R. Costa é Editor de OrdemLivre.org. Foi um dos vencedores do primeiro prêmio Donald Stewart Jr. apresentado pelo Instituto Liberal por seu ensaio sobre Ludwig von Mises. Diogo já foi entrevistado nos programas Manhattan Connection da GNT e Record Entrevista da Record News, deu palestras na PUC-RJ, PUC-MG e UFES, e seus artigos já apareceram em diversas publicações, incluindo O Globo, O Dia, O Estado de São Paulo, Jornal do Commercio, Digesto Econômico, Buenos Aires Herald (Argentina), El Diario Exterior (Espanha), Mmegi (Botswana), e The Panama News (Panamá). Diogo Costa é formado em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis e mestre em Ciência Política pela Universidade Columbia.

Gabriela Calderón é editora do ElCato.org e colunista do jornal equatoriano El Universo. Formou-se em 2004 em Ciência Política com concentrações em Relações Internacionais no York College of Pennsylvania, e é mestre em Comércio Internacional pela George Mason University. Seus artigos já foram reproduzidos em diversas publicações latinoamericanas, como La Prensa Gráfica (El Salvador), Libertad Digital (España) e Analítica (Venezuela).

Pedro Sette Câmara é Gerente de Operações de OrdemLivre.org. Trabalhou em empresas de produção cultural e atualmente faz traduções literárias para editoras e trabalha como intérprete de conferências. Desde 1997 mantém o site O Indivíduo (www.oindividuo.com). Estuda grego clássico na UFRJ.

Rodrigo Constantino é formado em Economia pela PUC-RJ, e tem MBA de Finanças pelo IBMEC. Trabalha no setor financeiro desde 1997. É autor de quatro livros: "Prisioneiros da Liberdade", "Estrela Cadente", "Egoísmo Racional" e "Uma Luz na Escuridão". Escreve artigos para diversos sites, assim como para as revistas Voto e Ponto de Vista, e para o caderno Eu&Investimentos do jornal Valor Econômico. É membro-fundador do Instituto Millenium, diretor do Instituto Liberal, membro do Conselho Consultivo do Instituto Federalista e membro do Conselho de Administração do Instituto Mises Brasil. Foi o vencedor do Prêmio Libertas em 2009, no XXII Fórum da Liberdade.

2 comentários:

  1. Muito legal essas informações. Interessante que nem a Facamp, Unicamp ou FGV participarão do evento. Intrigante! hahaha

    abração!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Parece que já teve na região de Campinas, mas não recebi nenhuma informação. Abração prá você.

    ResponderExcluir